Adolescencia... Fase Dificil

19/01/2016 16:04

Por mais que seja difícil, não há como negar, ou ao menos tentar fugir, essa fase da vida um dia virá ou já veio sobre cada um de nós – adolescência.

   E para você que pensa, que adolescência é apenas uma fase de mudanças de tamanho e alteração de voz, você está muito enganado. Adolescência é um período de várias mudanças, dentre elas: mudanças nas emoções, nas atitudes, nas relações com a família e os amigos, na liberdade e na responsabilidade.

   A adolescência embora seja um tanto confusa, é uma fase muito importante que precisa ser compreendida. E infelizmente esta fase da vida vem sendo cada vez mais difícil devido a mudança de valores familiares, e também nas igrejas de hoje vem sendo difícil fazer com que esses adolescentes priorizem o reino de Deus devido ao avanço da tecnologia.

   Porque nunca na história da humanidade se viu uma geração tão conectada à internet através de várias plataformas como: Celulares, Computador, TVs. Como também outros tipos de dispositivos, que embora também possam ser usados para a divulgação da obra de Deus, hoje em dia os jovens vão usando para promover discussões em redes sociais, grande visualização em sites de pornografia, dentre outras coisas que não agradam a Deus.

   Também não posso deixar de comentar aqui sobre a pandemia que se estabeleceu no mundo, que nada mais é do que os uso de drogas. E infelizmente a maioria dos jovens que usam drogas hoje em dia fazem isso não porque querem mas para ser aceito nos seus grupos de amigos. Mas neste livro aqui eu deixo um pequeno alerta para você, CUIDADO.

   Seus amigos de festas, baladas por mais que você goste deles, eles não são sua família. Porque eles estão lá apenas para te oferecer drogas, bebidas para você ter uma noite de prazer, e depois quando você mais precisa deles eles somem. Procure sempre fazer amizades com pessoas que te levem para o centro da vontade de Deus, e não pessoas que te forçam fazer o que você não quer apenas ser aceito no grupo de amigos delas.

   Porque esses tipos de pessoas estão do seu lado apenas para te dar uma alegria momentânea, mas cristo quer te fazer feliz pelo resto da sua vida. Também não vou negar que já recebi propostas de meus amigos para usar drogas – até porque já recebi varia ofertas para me afastar do reino de Deus e embarcar nesta onda maligna.

   Lembro até hoje de um episódio que marcou a minha vida. Ele aconteceu quando eu tinha 13 anos de idade, e posso dizer que na época foi algo marcante na minha, porque eu nunca imaginei que um dia veria meus melhores amigos fazendo o uso de cigarros e drogas.

   Lembro que eu estava na minha casa, deitado na minha cama descansando, quando ouvi pessoas do lado de fora me chamando, eu olho pela janela para ver quem estava me chamando, e vejo, meus três melhores amigos por quem eu tinha muita consideração me convidando para sair com eles.

   Até este momento estava tudo bem, pelo menos até eu presenciar uma cena para qual eu não estava preparado. Assim que eu saí de casa para perguntar aonde eles queriam ir, percebi que eles estavam “meio ansiosos”, sabe quando você fez ou vai fazer alguma coisa errada e não quer que ninguém descubra, e fica preocupado, era essa a sensação que meus amigos estavam passando para mim.

   Alguma coisa me dizia que eles estavam fazendo alguma coisa de errado, eu só não conseguia entender o que era, quando procurei entender o que estava acontecendo, um dos meus três amigos me disse que eles estavam querendo ir atrás de um campo de futebol, que fica próximo da minha casa, ninguém ia naquele lugar apenas quem queria aprontar. Quando perguntei o por que ninguém me respondeu apenas pediram para que os seguisse.

   Enquanto estávamos nos preparando para sair da nossa casa um deles levantou um pouco a camisa e mostrou uma carteira de cigarro que tinha entre a cintura e a calça. E se já não bastasse isso, meu outro amigo tirou do bolço um saquinho com uma erva verde dentro (maconha). Na hora eu não decifrei o que era, mas, eu estava querendo entender o motivo de que eles precisavam daquilo, quando disseram que já estávamos prontos para sair eu disse que não iria junto – justamente porque eu não precisava daquilo.

   Quando disse isso eles olharam para mim com um olhar de reprovação, e disseram que só me aceitariam como amigo deles se eu fumasse junto com eles, mas mesmo assim eu neguei, porque sabia que eu não precisava fazer o que eu não queria para ser aceito.

   Hoje eu posso dizer que tenho os melhores amigos do mundo, mas eu fico me imaginado como eu estaria hoje se eu tivesse aceito a oferta deles, e entrado nesse mundo de cigarro, drogas e bebidas. Mas eu neguei porque eu sabia que Deus tinha o melhor para minha vida.

   E o mesmo serve para você não tenha medo de perder uma amizade, porque esse tipo de amizade só está preocupado em fazer coisas do seu interesse, não se preocupam com a obra de Deus. Por isso deixo este alerta para vocês, todos tem um futuro brilhante pela frente, não deixe que o caminho das drogas interfira no plano de Deus na sua vida.

   Pois é, galera, parece que por esses pequenos detalhes podemos concluir que este lugar chamado mundo está de cabeça para baixo. Por isso que eu sempre digo que no meio das trevas nós devemos ser a luz que faz a diferença para o reino de Deus.

   A geração eleita de Cristo não pode se contaminar com as coisas deste mundo.